Núcleos de Extensão

Núcleos de Extensão da UNEB são órgãos suplementares, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, responsáveis pela gestão de projetos e/ou programas de extensão, desenvolvidos nas áreas temáticas de Educação, Cultura, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho e Saúde.

Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade (NUATI)

Tem o propósito de, sob a ótica da Pedagogia Social, estimular a reflexão sobre as diversas concepções de velhice no cenário da contemporaneidade, através da educação continuada não formal, atendendo a pessoas de qualquer nível sócio educacional, cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos, objetivando a reinserção psicossocial para o pleno exercício da cidadania e desenvolvendo ações educativas de caráter permanente. A média de alunos atendidos na REDE UATI, pós-pandemia é de 1500 alunos. A rede UATI está presente em 24 Departamentos da UNEB, são eles:

Campus I – Salvador, DEDC II – Alagoinhas, DLLARTES II – Alagoinhas , DCH III – Juazeiro, DCH IV – Jacobina, DCH V – Santo Antônio de Jesus, DCH VI – Caetité, DEDC VII – Senhor do Bonfim, DEDC VIII – Paulo Afonso, DEDC X- Teixeira de Freitas DEDC XI – Serrinha, DEDC XII – Guanambi, DEDC XIII – Itaberaba, DEDC XIV – Conceição de Coité, DEDC XV – Valença, DCHT XVI – Irecê, DCHT XVII – Bom Jesus da Lapa, DCHT XIX – Camaçari, DCHT XX – Brumado, DCHT XXI – Ipiaú, DCHT XXII – Euclides da Cunha, DCHT XXIII – Seabra, DMCE XXV – Lauro de Freitas, Campus Avançado de Canudos.

– Eunápolis – não estão funcionando no momento.

Coordenação: 

Fone: (71) 3117-2419 / 3117-2372

E-mail: uatisalvador@uneb.br

Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/Unitrabalho)

Atua junto à comunidade desenvolvendo ações que possibilitam a criação de soluções inovadoras, para questões cotidianas que são forjadas na atual conjuntura socioeconômica ambiental.
Os empreendimentos atendidos entre 2021 e 2022 foram: Cooperativa Maria e João de Barro e Associação dos pequenos produtores remanescentes de quilombo da comunidade da Jetimana e Boa Vista. Outros empreendimentos foram atendidos junto a ITCP / COAPPES no Projeto Proinovação: Associação Eco Educativa e Cultural Kilombo Tenondé – Valença; Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia – Ituberá; Famílias em Luta por Moradia da População de Rua – Lauro de Freitas; Mulheres Solares – Lauro de Freitas.

Coordenação: Ronalda Barreto Silva

Fone: (71) 3612-1412

E-mail: robarreto@uneb.br

Núcleo de Cooperação e Ações em Políticas Públicas e Economia Solidária (COAPPES)

O COAPPES foi criado para fortalecer e expandir ações no campo da economia solidária a partir das experiências adquiridas na trajetória da ITCP/UNEB – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, em atuação desde o segundo semestre de 1998. O Núcleo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de incubação de empreendimentos econômicos solidários; tecnologias sociais; territórios e políticas públicas, cultura, identidade e cidadania. Visando o fortalecimento das comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/COAPPES) está vinculada ao Núcleo de Cooperação e Ações em Políticas Públicas e Economia Solidária (COAPPES) com atuação na Região Metropolitana de Salvador, cujo público beneficiário é de 220 pessoas. Atualmente, presta assistência à Rede de Alimentação e ao Movimento Famílias em Luta por Moradia.

Coordenação: Odilon Sérgio Santos de Jesus

Site: www.itcp.uneb.br

E-mail: coappes@uneb.br

Redes sociais:  Instagram: @itcpcoappesuneb | Facebook: @itcpcoappesuneb | Canal no Youtube: ITCPCOAPPESUNEB

Núcleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Cultura (NGEALC)

O NGEALC se propõe a atuar nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, relacionadas às culturas negro-africanas no Brasil, Línguas da família Niger-Congo, diversidade étnico-racial, memória social, produção de materiais, eventos, encontros, seminários sobre História e Cultura da África e História da Cultura Afro-Brasileira.

Coordenação: Prof. Dr. César Costa Vitorino

Fone: (71) 3015-6446

E-mail: cvitorino@uneb.br

Endereço eletrônico: http://ngealc.blogspot.com/search/label/Ngealc 

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba)

Amplia trabalhos realizados pelo Programa de Tecnologia da Habitação, desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à questão da habitação popular. As atividades realizadas pelo Núcleo contemplam as demandas do setor habitacional por apresentar soluções construtivas e urbanísticas apropriadas às realidades sócioculturais locais e qualificar profissionais da área, capacitando-os para o trabalho, renda e empregabilidade.

Coordenação: Atualmente sem coordenação.

Fone: –

E-mail: –

Núcleo de Estudos Estrangeiros ( NEE) – (NEC, NEHIS, NESTI, NEJ)

O Núcleo de Estudos Estrangeiros (NEE) centraliza as ações desenvolvidas pelos Núcleos dos países conveniados, os quais direcionam os seus programas e projetos às comunidades: acadêmica e externa, bem como às instituições conveniadas. O NEE coordena os cursos de extensão em língua estrangeira oferecidos pela universidade, bem como propõe, através das atividades de extensão e de ensino, divulgar a língua e cultura de países estrangeiros, funcionando nos moldes das Universidades brasileiras, desenvolvendo ações distribuídas em 05 (cinco) Núcleos integrantes, a saber: Núcleo de estudos canadenses (NEC), Núcleo de Estudos Hispânicos (NEHIS), Núcleo de Estudos da América Latina (NEAL), Núcleo de Estudos em Italiano (NESTI) e Núcleo de Estudos em Japonês (NEJ). Esses núcleos atendem a comunidade acadêmica com cursos de abrangência tanto genérica quanto específica para um público de idade entre 18 e 65 anos de todos os níveis sociocultural e econômico.

Coordenação: Cláudia Silva Santana

Fone: –

E-mail: nee@uneb.br